(Foto: Reprodução)Aquele relacionamento desgastado que nós não temos coragem de colocar um ponto final, aquele emprego que corrói nossa saúde mental (lógico que existem outras problemáticas por trás. ex: desemprego, precariedade financeira, família dependente e outros fatores), mas nós não temos disposição para nos reinventarmos, aquela viagem que nós tanto sonhamos, mas não fazemos um planejamento para realizar e aquela academia que fizemos plano anual e frequentamos apenas duas semanas.

São tantos desejos de realização e tantas promessas, porém não conseguimos sequer completar uma simples tarefa ou um trabalho. No fim nos sentimos frustrados e reafirmamos nossa crença de incapacidade para alcançar o que queremos.

O ato de procrastinar não acontece do nada! Pode ser um ato consciente que vem do medo de não conseguir dar conta, do medo de não responder as expectativas dos outros ou preguiça pois o preguiçoso sempre adia suas tarefas, todavia não confundamos procrastinação com preguiça! Neste cenário é possível realizar um trabalho focal para destravar o afeto que impede de obter êxito no que nos propomos a fazer. Podemos começar a realizar pequenas tarefas e mais fáceis para depois realizar as mais complexas.

A procrastinação também pode ser da ordem do incosciente! Não é uma simples preguiça ou medo de não dar certo os planos elaborados, mas podem ser questões não resovidas no percurso da vida que produzem resistência e   impedem o sujeito de dar passos mais importantes para a realização do seu desejo.  Neste caso conteúdos recalcados no incosciente sendo este ATEMPORAL, ou seja, incessante no tempo histórico (não adiantar chegarmos numa idade mais avançada), ele aparece e reaparece sempre! O incosciente não descansa! Manifesta-se através de sonhos, lapsos, esquecimentos e chistes.

Então, o que fazer quando percebemos que não temos o  controle da vida? ANÁLISE! A análise vai nos ajudar a compreender a nossa vida psíquica e como ela foi construída através da nossa relação com o mundo começando pela base: os nossos primeiros CUIDADORES. Sendo assim teremos uma visão mais ampliada sobre o nosso problema e a partir daí constuir uma caminhada mais leve na vida!

Se gostou do texto, clica no botão do whatsapp e entre em contato comigo!

Forte e afetuoso abraço!

Respostas de 3

  1. Texto muito bom.
    Cada vez mais sinto que preciso buscar ajuda para entender minhas questões que fazem eu procrastinar tanto.
    Muito grata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *